Quando o assunto é saúde infantil, uma das maiores preocupações dos pais é a alimentação dos seus filhos.
Muitas vezes, ensinar as crianças a comer frutas todos os dias torna-se um grande desafio, sobretudo em meio a uma rotina agitada, na qual nem sempre é possível preparar ou acompanhar as refeições das crianças com calma.
Por isso, na matéria desta semana, o Hortifruti Direto do Campo decidiu falar sobre a importância das frutas na alimentação das crianças e sobre como incentivar o seu filho a comê-las com prazer.
Por que as frutas são importantes para a saúde das crianças?
Uma alimentação saudável, baseada em uma dieta balanceada, é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil. É por meio dos nutrientes encontrados em cada tipo de alimento que o corpo obtém a energia e os elementos necessários para o seu bom funcionamento, permitindo a maturação dos órgãos e sistemas.
No caso específico das frutas, o seu consumo está relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico, responsável por defender o organismo da criança de infecções. Além disso, as frutas promovem o funcionamento do sistema digestivo e evitam problemas como cólicas ou prisão de ventre, dentre outros benefícios para a saúde.
O que fazer quando meu filho não quer comer frutas?
Ao longo do seu desenvolvimento, é comum que os filhos passem por fases nas quais alguns alimentos são rejeitados, especialmente os vegetais e as frutas. Muitas vezes, isso acontece diante da novidade de um sabor ou textura, diferente dos quais a criança estava habituada.
Porém, você não deve forçá-lo a comer frutas ou qualquer outro alimento. Como toda fase, está também irá passar e isso acontecerá de maneira mais rápida se você tiver paciência para lidar com a situação e continuar a oferecer as frutas durante as refeições, usando formas divertidas e criativas para incentivar o seu consumo.
Levá-lo às compras é uma boa forma de ajudá-lo a conhecer melhor os alimentos, despertando seu interesse. Ao tocar e cheirar as frutas, o paladar da criança é estimulado.
Outra dica interessante é sobre o formato no qual as frutas são oferecidas. Você pode usar cortadores de biscoito para criar formas diferentes, como estrelas ou corações. Pode, também, oferecer os pedaços de fruta em saladas e espetinhos ou aproveitar os dias mais quentes para fazer versões geladas, como picolés ou raspadinhas.
Nesse sentido, a diversidade de frutas disponíveis em todas as estações do ano é uma vantagem do nosso país. Gastando pouco, é possível garantir uma boa variedade de opções para as refeições diárias das crianças, a começar pelas frutas mais simples e mais baratas encontradas nas feiras e supermercados.
História da Hortifruti
A empresa Hortifruti Dimon está presente no mercado há mais de 10 anos, fornecendo frutas, verduras, legumes, produtos coloniais, laticínios e condimentos com a melhor qualidade da região.
Entretanto, a nossa história começou a se formar há muito mais tempo, na cidade de Antônio Carlos, interior de SC, conhecida como a Cidade dos Verdes Vales e das Hortaliças.
Os fundadores desta empresa, Edson e Vanessa, começaram a trabalhar muito cedo, vendendo produtos que plantavam nas roças da família.
Nossas lojas são encontradas em Itajaí, Navegantes, Brusque e Barra Velha.