Já sentiu aquela vontade inesperada de comer alguma coisa quando estava estressado, ou ansioso? Surgiu uma situação desconfortável e já quis mergulhar no chocolate ou na batata frita?
Talvez você possa estar desenvolvendo uma compulsão alimentar, distúrbio de cunho psicológico que indica algum desajuste que é mascarado a partir da gula e do consumo excessivo de alimentos sendo esse, um desajuste que precisa ser tratado.
O primeiro passo para tal, é identificar o que é fome e o que é ansiedade.
A fome real é saciada após uma boa refeição saudável, inclusive com verduras e legumes. Já a fome emocional traz aquela sensação de nunca acabar, mesmo quando já estamos saciados.
Inclusive, ela também é identificada pelo chamado paladar infantil, ou seja, pela preferência por alimentos mais gordurosos, processados, industrializados, embutidos ou com muito açúcar.
Como evitar esse distúrbio alimentar?
Geralmente, a compulsão alimentar é desencadeada por algum “gatilho”, ou seja, algum evento, acontecimento ou situação que deixa a pessoa estressada, ansiosa ou sob pressão e a leva a comer compulsivamente.
Esse gatilho é justamente o desvio psicológico que precisamos resolver dentro de nós, o psicológico precisa de tanta atenção quanto o físico. Ao descobrir qual o gatilho, podemos pensar na sua resolução.
Um dos maiores erros de quem come compulsivamente é pensar que ficar muito tempo sem comer irá ajudar. Na verdade, esse pensamento é uma armadilha, pois o corpo só sente ainda mais a necessidade de comer ininterruptamente.
O ideal para combater esse fator é se alimentar de 3h a 3h, com pequenas porções como frutas, barras de cereais, legumes no vapor e lanches rápidos, como sanduíches naturais ou pacotinhos de frutas desidratadas.
Alimentos ricos em fibras são ótimos para evitar a compulsão alimentar, pois dão uma sensação de saciedade maior e melhoram o funcionamento do intestino.
Eles também ajudam a diminuir os níveis de açúcar e colesterol na corrente sanguínea, o que pode ajudar muito se você consome muitos doces nas crises de compulsão.
Fonte: Taeq.
História da Hortifruti
A empresa Hortifruti Dimon está presente no mercado há mais de 10 anos, fornecendo frutas, verduras, legumes, produtos coloniais, laticínios e condimentos com a melhor qualidade da região.
Entretanto, a nossa história começou a se formar há muito mais tempo, na cidade de Antônio Carlos, interior de SC, conhecida como a Cidade dos Verdes Vales e das Hortaliças.
Os fundadores desta empresa, Edson e Vanessa, começaram a trabalhar muito cedo, vendendo produtos que plantavam nas roças da família.
Nossas lojas são encontradas em Itajaí, Navegantes, Brusque e Barra Velha.