A seletividade alimentar infantil ocorre quando a criança passa a ter uma dieta altamente limitada, por causas fisiológicas ou comportamentais. A recusa a experimentar alimentos diferentes pode vir acompanhada de irritabilidade, e perda constante de apetite.
Qual é a diferença entre seletividade alimentar infantil e preferência alimentar?
A seletividade alimentar é caracterizada por uma ingestão menor de alimentos, padrão alimentar monótono, seleção de alimentos por características específicas.
Já na preferência alimentar a criança não apresenta dificuldade em consumir os alimentos, mas demonstra interesse maior por determinadas opções de comida.
Confira as principais causas da seletividade alimentar infantil:
Traumas
Pode acontecer de a criança engasgar com alimentos mais sólidos e entender que não é capaz de comer novamente, como enjoo e refluxo.
Por isso, é importante conversar com as crianças sobre a textura de cada alimento e a mastigar o alimento devagar.
Associação
A criança pode associar o momento de comer ou mesmo alguns alimentos a experiências ruins, como uma discussão em família na hora da refeição, por exemplo.
Desenvolvimento
Isso pode acontecer por diversos motivos, como: Baixo peso ao nascer, a influência genética e a menor duração do aleitamento materno. Esses diferentes fatores podem ter influência na seletividade alimentar infantil.
Autismo
Os alimentos possuem cor, sabor, textura e até sons. Esses estímulos sensoriais podem ser perturbadores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Se a seleção de alimentos é feita por uma dessas características, pode ser sinal de algum nível de transtorno. O ideal é conversar com o médico especialista para confirmar o que fazer neste caso.
Hábitos alimentares da família
Quando as famílias não apresentam um padrão alimentar saudável ou em que há dificuldade alimentar não dão oportunidade à criança de consumir diferentes alimentos. O mesmo vale para preparações variadas.
É importante ainda considerar que refeições devem ser compatíveis com o respectivo grau de desenvolvimento fisiológico, considerando quantidade das porções e forma de apresentação do prato.
Clique aqui para conferir outras dicas sobre como introduzir alimentos saudáveis para crianças.
Onde encontrar opções saudáveis?
No Direto do Campo têm diversas opções de comidas saudáveis, que vão desde frutas e verduras fresquinhas a produtos coloniais e lacticínios e frios. Aqui você encontra não só variedade, quanto qualidade, pois os vegetais vêm direto da horta, com ótima higienização, organização nos estabelecimentos e ótimos preços, compatíveis com o seu bolso.
Unidades em Itajaí, Brusque, Navegantes e Barra Velha. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de nossas ofertas.
Fonte: Ninhos do Brasil.