Quanto mais cedo iniciar a educação alimentar das crianças, melhor serão os hábitos saudáveis e menor o índice de obesidade e o surgimento de doenças, segundo especialistas. De acordo com o Ministério da Saúde em 2021, cerca de 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.
O desafio pode ser ainda maior para os pais e responsáveis por crianças que já estão acima do peso. Se houver resistência por parte dos pequenos, é preciso exercitar a paciência e a criatividade, ao invés de forçar a criança a comer o que não quer.
Mas e como incentivar o meu filho (a) a se alimentar de forma saudável?
Uma sugestão muito recomendada por nutricionistas é planejar pratos coloridos, “divertidos” e substituir alimentos industrializados por comidas saudáveis.
O que preparar:
Use iogurte natural com frutas de verdade, ou opte por hambúrgueres caseiros ao invés de prontos. Já a salada pode ser feita em formato de rostos felizes, duas rodelas de cenouras podem ser transformadas em olhos e usar um pedaço de tomate para fazer o desenho da boca, por exemplo. Permita-se usar a sua imaginação. Na internet há vários modelos para se inspirar.
Vale ressaltar que a restrição pode gerar transtornos alimentares. É preciso manter uma alimentação balanceada e incentivar a prática de atividades físicas. Para crianças com sobrepeso ou obesidade, é fundamental o apoio de médicos, psicólogos e nutricionistas.
Onde encontrar opções saudáveis?
No Direto do Campo têm diversas opções de comidas saudáveis, que vão desde frutas e verduras fresquinhas a produtos coloniais e lacticínios e frios. Aqui você encontra não só variedade, quanto qualidade, pois os vegetais vêm direto da horta, com ótima higienização, organização nos estabelecimentos e ótimos preços, compatíveis com o seu bolso.
Unidades em Itajaí, Brusque, Navegantes e Barra Velha. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de nossas ofertas.
Fonte: Isto é.